quarta-feira, 27 de julho de 2011

Painel de Debate: Perspectivas da fitoterapia no Brasil e no mundo – pesquisa e mercado

O Painel de Debate irá apresentar a realidade atual da fitoterapia no Brasil, discutindo o que existe em desenvolvimento, ensaios pré-clínicos e pesquisa clínica para essa classe de produtos, buscando ainda discutir o que deve ser feito para solucionar os empasses e gargalos do setor.

Em sua palestra, o Professor João Batista Calixto vai apresentar como estão sendo feitos os desenvolvimentos de novas substâncias, os ensaios pré-clínicos no Brasil e o que avançou neste último ano. Em continuidade ao tema, o Professor Odorico de Moraes abordará a pesquisa clínica para produtos fitoterápicos e a evolução do setor. Espera-se apresentação também de dados de mercado, sua evolução nos últimos anos e possíveis tendências.

A posição estratégica que a fitoterapia pode desempenhar às empresas farmacêuticas brasileiras e mesmo ao país em termos de autonomia e inovação em fármacos e medicamentos motiva os esforços para que este painel seja produtivo e traga idéias e definições relevantes.

Os debatedores estão convidados para responder aos seguintes questionamentos:

- Quais os principais gargalos que ainda se mantém para a fitoterapia? Destaque pode ser dado às áreas de produção de extratos, obtenção e fornecimento de padrões fitoquímicos e serviços de controle de qualidade, situação dos animais de experimentação, pequena estrutura para desenvolvimentos em escala piloto, morosidade na aprovação dos estudos clínicos, dentre outros pontos.

- Que medidas governamentais seriam necessárias para solucionar os gargalos? Há necessidade ou oportunidade para editais setoriais para os gargalos da cadeia produtiva? Que contribuições reais estão sendo concretizadas pela política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos?

- Que medidas a sociedade civil, incluindo a cadeia produtiva, poderia tomar para contribuir ao avanço da área?

- Como as universidades e centros de pesquisa podem contribuir nesse processo?

- Como estão sendo equacionadas as contradições da legislação de acesso à biodiversidade, inclusive na fase atual da aplicação de multas milionárias às empresas e universidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário