quinta-feira, 21 de julho de 2011

Painel de Debate: Perspectivas para o Brasil em IFAs e excipientes

O Painel de Debate “Perspectivas para o Brasil em IFAs e excipientes” vai discutir soluções viáveis para restabelecermos o parque farmoquímico no Brasil e, assim, garantirmos a soberania nacional no acesso a medicamentos. Uma empresa nacional, exportadora de IFAs, será apresentada como caso de sucesso. A criação e a manutenção de novas empresas, através de parcerias e a estruturação de redes, também será avaliada.

Consciente de que o Brasil já avançou com a publicação de Portarias tais como a 128, 3031, 1284, além da Lei 12349/10, mas ainda com necessidade de fortalecer o setor de IFAs e excipientes, a Deputada Jandira Feghali foi convidada para apresentar as mais recentes e importantes atividades da Comissão de Indústria e Saúde na Câmara, e a posição do Estado quanto às perspectivas de internalização de fármacos e medicamentos para o país, à luz de restabelecer o parque farmoquímico no Brasil perdido nos idos dos anos 90.

Apesar do arcabouço tributário que o Brasil possui e do desmantelamento que o país passou nos anos 90 para área farmoquímica e, ainda, diante da força da China e Índia nesta área, Ronald Rubistein vai explicar como uma empresa nacional se posiciona como um "Caso de Sucesso", produzindo IFAs dentro do território brasileiro e, portanto, atendendo a legislação nacional, de forma competitiva e sem ter clientes no mercado brasileiro.

Tendo em vista a abertura dos mercados na década de 90, a defesa nacional brasileira em farmoquímicos foi desmontada, com raras exceções. Assim, considerando todo o arcabouço tributário existente no país, acrescido à potência produtiva em IFAs que a China e a Índia alcançaram e dos últimos movimentos de incentivos pelo Governo na tentativa de resgate da soberania nacional nesta área (Portaria 1284, 128, 3031, Lei 12349), Mario França vai abordar quais ponderações ainda precisam ser aprofundadas para proporcionar a criação e a manutenção de novas empresas nesta área, através de parcerias e a estruturação de redes (open innovation).

Para o debate, quatro nomes importantes da cadeia produtiva estão confirmados.

Confira o detalhamento do programa do 5o ENIFarMed no site do IPD-Farma ( http://ipd-farma.org.br/ipd/5-enifarmed ).

Participe do debate! Deixe um comentário com dúvidas e opiniões. 

Um comentário:

  1. O ENIFarMed tem sido um fórum onde especialistas e articuladores com visão estratégica para o país, podem expressar suas opiniões para construção de solidificação de um país desenvolvido. Não obstante, o setor de farmoquímicos que perdeu total espaço na década de 90 vem se "reerguendo" com Políticas de incentivo para o setor nos útlimos anos, muitas delas com a "voz" deste encontro.

    Ainda longe de alcançarmos o status dos idos de 80, mas atitudes com uso de competências do país e articulações políticas com setor privado procuraremos melhorar a defesa nacional em fármacos.

    ResponderExcluir